quarta-feira, 7 de julho de 2010

Ligações Químicas




E agora vamos falar sobre a Ligação Metálica :

A ligação metálica ocorre entre dois átomos de metais. Nessa ligação todos os átomos envolvidos perdem elétrons de suas camadas mais externas, que se deslocam mais ou menos livremente entre eles, formando uma nuvem eletrônica (também conhecida como "mar de elétrons").
Exemplo: Bronze (Cu e Sn)

Aplicações: Serve para fazer medalhas de bronze, equipamentos, materiais de decoração.

Ligações Químicas




Vamos falar agora da ligação covalente :
A ligação covalente é um tipo de ligação química entre átomos, caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de Elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida. Átomos tendem a compartilhar elétrons de modo que suas camadas eletrónicas externas sejam preenchidas e eles adquiram uma distribuição eletrónica mais estável. A força dessas ligações é maior que a das interações intermoleculares e comparável à da ligação iônica.
Tipos : Existem dois tipos principais, a ligação-σ (ligação sigma) e a ligação-π (ligação pi).
Exemplos : O2 - cuja fórmula estrutural é O=O
H2O - cuja fórmula estrutural é H-O-H
Aplicações : Serve para nos hidratar (H20), também serve
para o ser humano poder respirar(O2).

Ligações Químicas




Olá pessoal, após um tempo sem postar alguma coisa, estamos de volta.Vamos falar sobre ligações químicas e as suas aplicações.Começando pela ligação iônica.
Ligação Iônica é um tipo de ligação química baseada na atração eletrostática entre dois íons carregados com cargas opostas. Na formação da ligação iônica, um metal doa um elétron, tornando-se um cátion, devido a sua baixa eletronegatividade.Exemplo: No sal de cozinha, as ligações entre os íons sódio e cloreto são iônicas..
Aplicações: É usado como conservante(NaCl), como nos pepinos, palmitos e a azeitonas.